top of page

Ana Marcela vai em busca de mais um ouro em meio a debate sobre qualidade da água em Paris

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

A baiana Ana Marcela Cunha, 32, entrará nas águas do Rio Sena nesta quinta-feira (8) em busca do bicampeonato olímpico nos Jogos de Paris na prova de 10km. A prova ocorrerá a partir das 2h30 da madrugada (de Brasília). Viviane Jungblut também compete no feminino, e Guilherme Costa nada a prova masculina na sexta-feira (9).


O cancelamento de um treinamento no curso d’água na terça-feira (7), às vésperas das provas de maratona aquática, reacendeu o debate em torno das condições no local, principalmente quanto à poluição e à saúde dos atletas.


Ana Marcela, porém, está focada em conseguir dar o seu melhor independentemente de eventuais problemas. “Nossa preocupação é fazer nosso treinamento e chegar 100%. Não estamos preocupados com mais nada, porque a organização já deu o lado dela. A gente coloca a cabeça na água e vai treinar. Vamos estar preparados, onde quer que seja”, disse a atleta ao jornal O Globo,


Campeã em Tóquio 2020, Ana Marcela chega para defender o ouro da prova. Há três anos, na capital japonesa, a brasileira subiu ao posto mais alto do pódio olímpico pela primeira vez na carreira. Foi a segunda medalha do país na modalidade, depois do bronze de Poliana Okimoto em 2016.


Em Paris, Ana Marcela busca entrar no hall de bicampeãs olímpicas do Brasil. Ela teve um ciclo de altos e baixos, com cirurgia no ombro, troca de técnico e até de país, indo treinar na Itália. Mesmo assim, quase conquistou medalha no Mundial e levou o ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo, em maio. Vale lembrar que Ana soma 17 medalhas mundiais, sendo sete de ouro, além de ter sido eleita a melhor do mundo oito vezes.


Embora a baiana seja a experiente dentre as 24 inscritas na prova feminina, a neerlandesa Sharon Van Rouwendaal, atual campeã mundial, é a favorita ao pódio, assim como a alemã Leonie Beck, ouro no Mundial de 2023. Via bahia. ba / 


Foto:Reprodução/Instagram/@anamarcela92



Comentários


bottom of page