Dilma Rousseff é reeleita para presidência do Banco do Brics
- Redação
- 24 de mar.
- 1 min de leitura

A ex-presidente Dilma Rousseff teve sua reeleição aprovada para o comando do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics. O anúncio foi feito neste domingo (23) durante a reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim.
Segundo matéria do InfoMoney, em seu discurso no evento, Dilma pontuou os avanços em projetos de cooperação entre Brasil e China, que incluem a ferrovia transoceânica, projeto que pretende reduzir os custos de exportação entre os dois países. A petista teve o cargo aprovado com o aval do presidente da Rússia, Vladimir Putin, uma vez que o país era o responsável pela indicação.
No ano passado, o presidente russo defendeu a manutenção do mandato da ex-presidente brasileira, ponderando que, com as restrições impostas sobre seu país em vista da guerra travada com a Ucrânia, a atuação de um membro russo no comando do banco poderia ser comprometedora.
Dilma assumiu a presidência do banco em abril de 2023 com previsão de término do mandato em julho deste ano.
A continuidade de Rousseff no comando do NBD também é visto como um gesto ao Brasil, além de uma solução para os russos, que podem mirar sua ascensão a presidência mais adiante, quando as sanções talvez não estejam mais em vigor ou a questão da guerra na Ucrânia tenha sido superada.
A mesa de presidente e vice-presidentes do Banco do Brics é definida em rotatividade entre membros fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) do grupo. O banco foi criado em 2015 e financia projetos de infraestrutura e crescimento sustentável nos países-membros. Via bahia.ba
Comments