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Governo Jerônimo prepara licitação para levar VLT ao Retiro

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 2 de set.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação CTB
Foto: Divulgação CTB

É questão de tempo. O governo do estado deve publicar, nos próximos meses, uma licitação para construir um novo trecho do VLT em Salvador. Mais de R$ 574 milhões já foram obtidos pela gestão estadual junto ao Ministério da Casa Civil, via novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para executar o projeto.


O trecho em questão seria de aproximadamente 4 km entre a Baixa do Fiscal e o Retiro, através da Avenida General San Martin, funcionando como mais uma integração entre o VLT e o metrô de Salvador. A ideia é facilitar o acesso ao Centro para a população da Cidade Baixa.


Diferentemente do trecho Calçada-Comércio, que foi incluído em um aditivo contratual no primeiro lote já licitado do VLT, o traçado Baixa do Fiscal-Retiro será construído a partir de um novo processo licitatório, que vai gerar um quarto contrato. A informação foi confirmada pelo bahia.ba junto à Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB).


O encontro de modais na Estação Retiro seria a terceira integração com o metrô prevista no projeto do VLT de Salvador. A primeira está sendo construída na Estação Águas Claras; enquanto a segunda se dará na Estação Bairro da Paz.


Concomitantemente, a prefeitura de Salvador também conseguiu, no PAC, recursos federais para ligar, através de um túnel subterrâneo para pedestres, o Campo da Pólvora ao Comércio, possibilitando assim mais uma aproximação entre o metrô e o VLT.


Extensão do projeto


Atualmente, o VLT de Salvador se encontra em construção em três lotes: o primeiro, entre o Terminal Náutico, no Comércio, e a região da Ilha de São João, em Simões Filho; o segundo, de Paripe a Águas Claras, atravessando a Estrada do Derba; e o terceiro ligando Águas Claras à orla de Piatã, passando pelas avenidas 29 de Março e Orlando Gomes.


No total, esses três lotes somam 40 km de extensão. Adicionando o quarto trecho a ser licitado, entre a Baixa do Fiscal e o Retiro, a expectativa é de que o modal chegue a um traçado de 44 km dentro da capital baiana.


Em outro sentido, a CTB já estuda também outra ampliação, rumo a Camaçari. O chamado “VLT Metropolitano” sairia de Águas Claras, passaria por Simões Filho, até chegar ao Polo Petroquímico. A perspectiva é que, no futuro, essa linha vá ainda mais longe, substituindo de vez a antiga linha ferroviária que ligava Salvador a Alagoinhas. Via bahia.ba 

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