top of page

Jerônimo critica ministro do STJ por piada com baianos e diz que é ‘xenofobia pura’

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 20 de mar.
  • 2 min de leitura
Foto: Jorge Jesus/bahia.ba
Foto: Jorge Jesus/bahia.ba

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), criticou na quarta-feira (19) a fala do ministro João Otávio de Noronha, presidente da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que fez uma piada sobre a “agilidade de baianos” durante uma sessão do tribunal.


“É estarrecedor ouvir, em pleno 2025, uma autoridade reproduzir um estereótipo preconceituoso contra o povo baiano. A fala descabida de um dos ministros de uma instituição respeitável como o STJ não pode ser considerada apenas uma piada de mau gosto; é xenofobia pura”, afirmou o governador em suas redes sociais.


O chefe do Executivo baiano também defendeu o estado e rebateu a fala do magistrado. “Sempre defenderei meu estado e não aceitarei que tentem reduzir a Bahia a uma visão superficial e distorcida. Nosso povo é inteligente, trabalhador, competente e dedicado. Não vamos normalizar esse tipo de discurso. Respeite a Bahia”, escreveu.


Entenda o caso


A declaração de Noronha ocorreu na terça-feira (18), após o ministro Raul Araújo comentar um problema no joelho causado por uma partida de basquete. “Você já sabe, né? Baiano que joga basquete. Dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete, ele arremessa a bola na sexta e ela só cai no sábado”, disse Noronha, arrancando risadas dos demais ministros.


Na sequência, ele tentou minimizar a declaração. “Os baianos que me perdoem, tenho uma simpatia enorme pela Bahia. Não me expulsem de lá porque eu adoro acarajé”, acrescentou.


Nenhum dos ministros da Quarta Turma do STJ é baiano. Noronha é de Três Corações (MG), enquanto Araújo é de Fortaleza (CE). Também estavam presentes os ministros Marco Buzzi (SC), Maria Isabel Galloti (RJ) e Antonio Carlos Ferreira (SP). Via bahia.ba


Comments


bottom of page