João Roma e Jerônimo Rodrigues tentam polarizar e isolar ACM Neto em debate
- 28 de set. de 2022
- 2 min de leitura

Os candidatos ao governo da Bahia, João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT), tentaram reproduzir, na noite desta terça-feira (27), a polarização nacional entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), e tentaram isolar o postulante do União Brasil, ACM Neto.
Em sua fala, Roma disse que não há “diferença entre ACM Neto e o PT”. “Defendem a mesma bandeira, de aumentar imposto, de ideologia de gênero”, criticou, ao salientar que ambos defendem “práticas atrasadas para a Bahia”. Na sua vez, o petista afirmou que Neto é um “oportunista político”, pois antes fazia críticas ao ex-presidente Lula e agora evita ataques.
“Ele (ACM Neto) também se comprometeu a dar uma surra no Lula. Vocês estão lembrados? E agora está aí dizendo que tanto faz”, disse Jerônimo.
Roma reforçou que o seu "adversário na Bahia é o PT”, e cutucou ACM Neto: “Não sabe nem qual é a cor da sua pele. Nunca me disse que era negão”.
Diante da tentativa dos adversários de polarizar, Neto alfinetou Jerônimo Rodrigues. Disse que queria questionar o petista no debate, e afirmou: “mas ele não quer debater comigo, não me perguntou”. O candidato do União Brasil pediu direito de resposta após ser atacado por Roma na fala sobre ser “negão”.
A equipe jurídica da TV Bahia acatou. “Me autodeclarei pardo porque assim me sinto (...) Lamento que João Roma do passado tenha sumido. Agora, a gente vê um candidato raivoso e ofensivo”, rebateu.
Questão racial
A autodeclaração de ACM Neto de pardo provocou um embate entre ele e o postulante do Psol, Kleber Rosa. O socialista afirmou que o candidato do União Brasil deveria admitir que errou ao se autodeclarar como pardo.
Kleber Rosa ressaltou que “ser pardo é assumir a condição social de negro”, e ACM Neto não é negro. O ex-prefeito de Salvador se defendeu, e falou de medidas contra o racismo adotadas quando administrou a cidade. Também prometeu ampliar as cotas em concurso público do estado.
*Via Metro 1
*Foto: Reprodução








Comentários