top of page

Lula lidera todos os cenários para 2026, indica nova pesquisa

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 26 de nov.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como favorito na disputa pela Presidência da República em 2026. É o que mostra a nova rodada da pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (25).


Segundo o levantamento, Lula lidera todos os cenários testados, inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que permanece inelegível. Na simulação em que Bolsonaro aparece como candidato, Lula alcança 39% das intenções de voto, contra 27% do adversário. Em setembro, o petista tinha 36% e Bolsonaro 30%.


Outros nomes citados no cenário, como o ex-governador cearense Ciro Gomes (PSDB), o governador paranaense Ratinho Jr. (PSD), o goiano Ronaldo Caiado (União) e o mineiro Romeu Zema (Novo), não ultrapassam individualmente 10% das intenções de voto e, somados, chegam a 23%.


Mais cenários


Em uma disputa com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como possível herdeiro político do bolsonarismo, Lula ampliaria a vantagem: 42% a 22%. No levantamento anterior, o petista aparecia com 36% e Tarcísio com 17%.


Outro cenário testado envolve o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), réu no Supremo Tribunal Federal por suposta interferência no processo que levou seu pai à condenação por tentativa de golpe de Estado. Lula tem 43% ante 17% do parlamentar. Os percentuais anteriores eram de 44% e 14%, respectivamente.


A pesquisa também avaliou, pela primeira vez, a intenção de voto na ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Lula aparece com 42,7%, Michelle soma 23%, enquanto Ratinho Jr. registra 11,4% e Zema, 8,3%.


No segundo turno, o cenário também é favorável ao presidente. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 49% a 37% (ante 46% a 38% em setembro). Em uma disputa com Tarcísio, teria 46% contra 39% do governador paulista. O petista também venceria Eduardo Bolsonaro (49,9% a 33,3%) e Michelle Bolsonaro (49,1% a 35,6%).


O levantamento ouviu 2.002 pessoas entre 19 e 23 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Via bahia.ba




Comentários


bottom of page