top of page

PT conquista três estados no 1º turno, todos no Nordeste

  • 3 de out. de 2022
  • 1 min de leitura

Individualmente, o PT foi o partido que mais conquistou governos estaduais já no primeiro turno. A legenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que vai para o segundo turno com o candidato à reeleição Jair Bolsonaro – reconduziu a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (foto) e continuará à frente do Piauí e Ceará, com Rafael Fonteles e Elmano de Freitas (PT). A legenda ficou com 20% dos 15 locais que definirão a disputa no domingo (2).


Dos 15 vencedores já no primeiro turno, 12 foram reeleitos. Outro nome novo é Carlos Brandão (PSB), no Maranhão.


O PL de Bolsonaro tem um estado, o terceiro colégio eleitoral do país, ao reeleger Cláudio Castro no Rio de Janeiro. Três legendas ganharam em dois estados. O novato União Brasil (fusão dos antigos DEM e PSL) reelegeu Ronaldo Caiado em Goiás e Mauro Mendes no Mato Grosso.


Um dos cabeças do Centrão no Congresso Nacional, o PP vai governar o Acre, que manteve Gladson Cameli por mais quatro anos, e Roraima, do também reeleito Antonio Denariun. O MDB viu a recondução de Helder Barbalho no Pará e de Ibaneis Rocha (DF).


O Republicanos permanece à frente do Tocantins com Wanderlei Barbosa, enquanto o Solidariedade segue governando o Amapá, com Clécio Vieira. Reeleições tidas como certas antes da votação, Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais e Ratinho Jr (PSD) no Paraná confirmaram nas urnas mais um mandato. Via bahia.ba


*Foto: Reprodução


Comentários


bottom of page