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Saiba quais serão as 42 paradas do VLT de Salvador

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 26 de ago.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana seguem em andamento e já alcançaram 29,86% de execução, segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). O modal, que promete transformar a mobilidade na capital baiana, contará com 42 paradas distribuídas ao longo de mais de 40 quilômetros de extensão, com expectativa de atender diariamente cerca de 172 mil passageiros.


Considerado o maior investimento em transporte público da cidade desde a implantação do metrô, o VLT deve desafogar o trânsito em áreas críticas, sobretudo no Subúrbio Ferroviário, e integrar diferentes meios de locomoção.


Estações programadas


A primeira etapa do VLT, que cobre a Cidade Baixa, será a mais densa em número de paradas. Ao todo, 25 estações vão atravessar bairros do Subúrbio até a região central da capital. A proposta é facilitar o acesso dos moradores de áreas populosas ao centro de Salvador, reduzindo o tempo de viagem e integrando-se ao sistema de ferry-boat.


Trecho 1:


– VLT Ilha de São João

– VLT Paripe

– VLT Maternidade Maria de Conceição Jesus

– VLT Setúbal

– VLT Periperi

– VLT Ara Ketu

– VLT Escada

– VLT Praia Grande

– VLT Itacaranha

– VLT Plataforma

– VLT Mercado São Brás do Subúrbio

– VLT Marisqueiras

– VLT União

– VLT Lobato

– VLT Viaduto Suburbana

– VLT Pedreira

– VLT Santa Luzia

– VLT Baixa do Fiscal

– VLT Calçada

– VLT Calçada 2

– VLT São Joaquim

– VLT Ferry-Boat

– VLT Hospital da Marinha

– VLT Instituto do Cacau

– VLT Mercado Modelo


Outro eixo do projeto ligará Paripe ao bairro de Piatã, totalizando 17 paradas.  Nesta etapa, estão presentes os Trechos 1 e 2: um ligando Paripe à Águas Claras e o segundo percorrendo a região de Águas Claras ao bairro de Piatã. Essa etapa será estratégica para interligar zonas residenciais a polos tecnológicos e educacionais, além de criar uma conexão com a orla da cidade.


Trecho 2:


– VLT Rio dos Macacos

– VLT Subestação

– VLT Fazenda Coutos

– VLT Vista Alegre

– VLT Hospital do Subúrbio

– VLT Pata-Pata

– VLT Valéria

– VLT Águas Claras


Trecho 3:


– VLT Castelo Branco

– VLT Regional

– VLT IFBA

– VLT Cajazeiras

– VLT Parque Tecnológico

– VLT Bairro da Paz

– VLT Senai/Cimatec

– VLT Costa Verde

– VLT Piatã


Avanço das obras e previsão de entrega



De acordo com a CTB, a execução tem apresentado ritmo dentro do esperado. O fornecimento dos trilhos, que leva entre 12 e 18 meses, já foi iniciado, enquanto os equipamentos elétricos demandam cerca de dois anos até a entrega. Após 14 meses de obras, os trechos 1, 2 e 3 já mostram evolução significativa.


A meta do governo estadual é iniciar os primeiros testes no Trecho 1, que liga o Comércio a Paripe, até o primeiro trimestre de 2026. Já os demais trechos, que seguem até Águas Claras e Piatã, têm conclusão prevista para 2028. Via bahia.ba


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